Palavras Escolhidas.

sábado, dezembro 10, 2005

Medo dos 50 anos


Hoje numa comunidade virtual a qual pertenço, alguém falou do medo que estar chegando aos cinqüenta anos. Eu dei a minha opinião, mas depois também fiquei pensativa: estaria também ficando com medo? Ano que vem inauguro quarenta e oito anos e só ficam faltando dois anos para os cinqüenta. Engraçado que outro dia até vi um livro numa livraria com esse tema e bem que fiquei tentada em comprar, mas depois achei que seria bobagem. Medo do quê? Está certo que não terei mais a agilidade e sagacidade dos vinte e cinco, mas em contrapartida terei a sabedoria e persistência de quem já aprendeu com a vida. Não estarei mais colorindo os cabelos para apenas mudarem de cor. Estarei cobrindo os fios brancos que ainda não me sinto a vontade de assumi-los. Minhas idas ao dermatologista não serão para tratar de acne. Já estarei indo fascinada pelos ácidos e pelo botox que prometem me dar uma pele com mais viço e menos rugas. Também não freqüentarei a academia para ficar mais sarada; o discurso será outro: qualidade de vida e não deixar “a bola” e outras coisas caírem. Mas me pergunto mais uma vez: medo do que? Se hoje já faço tudo isso: vou ao cabeleireiro colorir meus cabelos, vou ao dermatologista e já encontrei uma academia para malhar.

Olha, melhor é aproveitar a vida e curtir, pois já aprendi com os quarenta e alguns que já tenho de idade, que o importante é o hoje e o agora, e que sofrer ou se preocupar por antecipação, não leva a lugar nenhum, só serve para fazer algumas rugas a mais (e os cremes andam caríssimos!) e dor de cabeça.

Quanto daqui a dois anos? Eu vejo depois como será.